Todos os dias verificamos que as nossas caixas de correio eletrónico são invadidas por e-mails fraudulentos.
Por desconhecimento, distração ou curiosidade, esta correspondência eletrónica é aberta de forma inadvertida, podendo causar sérios danos nos equipamentos eletrónicos.
Nas últimas horas, verificou-se a existência de um e-mail remetido em nome da Polícia Judiciária, respeitante a uma falsa convocatória, que contem um ficheiro zip com malware.
E-mail remetido em nome da Polícia Judiciária
Nesta situação o remetente é referenciado pelo endereço “[email protected]”, respeitante a uma suposta convocatória. O correio eletrónico é acompanhado de um ficheiro Zip, com a designação Visualizar_IntimacaoID00210001.zip.
Na eventualidade de tentar abrir este ficheiro, o utilizador é remetido para o endereço “https://robyn-plombier-chauffagiste.fr/”, através do qual é descarregado automaticamente um ficheiro executável “msi”.
Precauções a ter em conta
Se recebeu este e-mail deverá eliminar de imediato o mesmo e não executar, em qualquer circunstância, o ficheiro zip em referência. Trata-se de malware que poderá infetar ou danificar seriamente o seu dispositivo eletrónico e dados armazenados.
Esclarecimentos adicionais?
Na eventualidade de pretender eventuais esclarecimentos pode consultar o nosso assistente virtual ou utilizar o formulário de contacto disponível aqui.
Artigo relacionado