Fleeceware: Um fenómeno em crescimento. Saiba como se proteger

Fleeceware_netSegura

Torna-se sempre mais seguro efetuar a instalação de aplicações móveis através das lojas oficiais Google Play e Apple iOS App Store. Mesmo assim existe sempre a possibilidade real que algumas dessas app possuirem código malicioso incorporado.
Por norma, já todos ouvimos falar de termos relacionados com cibercrime, como é o caso de spyware, adware ou malware. Pois bem, temos agora outro fenómeno criminal em grande expansão: o “Fleeceware”.

O que é o “Fleeceware”

Trata-se de um fenómeno relaciono com a exploração do mecanismo do período de testes de uma aplicação para dispositivos móveis (free trial), com vista à cobrança indevida de valores junto do utilizador, findo o período gratuito ou de testes.
Por norma, por se tornar obrigatório, os utilizadores procedem a um registo no sentido de poderem usufruir de um período de testes, sem terem a preocupação de ler as condições de utilização.
Findo o período de testes ou mesmo após o utilizador não encontrar qualquer utilidade nas aplicações, simplesmente procede à sua desinstalação, esquecendo-se de anular a respetiva subscrição, mesmo que temporária.
A grande parte dos desenvolvedores acabam por não cobrar qualquer importância em virtude de entenderem que o final do período de testes, ou a desinstalação da aplicação, é um sinal claro da falta de interesse na sua aquisição definitiva.
O problema encontra-se então relacionado com a falta de anulação, de forma manual, da licença de utilização da App em causa, no sentido de evitar cobranças indevidas de valores.

Formas de se precaver

  • O primeiro passo diz respeito a evitar a instalação de aplicações de “avaliação gratuita”, que possuem cobrança por assinatura após um curto período de avaliação.
  • Caso contrário, certifique-se que procedeu a todos os passos necessários com vista ao respetivo cancelamento. Alguns desenvolvedores exigem diversas etapas no processo de cancelamento.
  • Guarde cópia de toda a correspondência trocada com os desenvolvedores e esteja preparado para poder partilhá-la com as lojas (Android/ iOS), em caso de conflito.
  • Utilize cartões pré-pagos, com saldo  limitado, com vista a evitar cobranças fraudulentas e abusivas.

Esclarecimentos adicionais?

Na eventualidade de pretender eventuais esclarecimentos pode consultar o nosso assistente virtual ou utilizar o formulário de contacto disponível aqui.

Subscrever
Notificações de
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Veja todos os comentários