Todos os jogos que comportem multijogadores, em ambiente de internet, constituem uma fonte de ameaças para as crianças e jovens.
No sentido de evitar que os seus filhos corram perigos desnecessários importa conhecer e implementar algumas medidas de segurança aquando da configuração destas contas.
O que é o Roblox
Do Fortnite ao Minecraft, todas as crianças têm o seu jogo preferido. Para muitas é o Roblox, uma plataforma digital online, que permite aos utilizadores jogar ou partilhar recursos por si concebidos.
Esta plataforma tem uma grande popularidade, principalmente desde o início da pandemia, com cerca de 150 milhões de utilizadores mensais.
Muitas das interações que as crianças têm no Roblox são com outras crianças, no entanto, este jogo também é frequentado por utilizadores mal-intencionados, nomeadamente adultos.
Assim, importa avaliar potenciais riscos e manter as crianças a salvo dos diversos perigos a que se encontram expostas.
Qual é a idade aconselhável para a utilização do Roblox?
Não existe uma idade propriamente indicada para a utilização desta plataforma. Podem ser criadas duas categorias de contas, respeitantes a menores ou maiores de 13 anos, sendo que as respetivas configurações também são diferentes.
Assim, caberá aos pais avaliar o grau de maturidades dos seus filhos e proceder, de forma adequada, à sua supervisão parental.
Instalação e configuração da conta Roblox
A instalação do Roblox deverá ser efetuada através dos canais oficiais dos respetivos sistemas operativos. Nunca instale aplicações provenientes de fontes desconhecidas.
Logo que tenha a instalação concluída, proceda à respetiva e adequada configuração dos aspetos mais importantes.
Informações da conta
O primeiro passo diz respeito à configuração da conta de correio eletrónico. Para efeito vá a Configurações e Informação da conta (1).
Configuração de E-mail
Posteriormente será necessário validar o endereço de correio eletrónico associado à conta, apenas acessível ao progenitor (2).
Implementação de segurança
Seguidamente implemente a verificação a dois passos (3), o PIN da conta (4) e a ativação de restrição às configurações (5).
Introdução de PIN
Ao optar por selecionar esta opção relativa a restrições (5) será necessário introduzir o respetivo PIN (4) para efetuar alterações às configurações (6), impedindo assim que a criança o faça sem autorização.
Aspetos de privacidade
Será ainda necessário ter em conta as Configurações da conta (7), nomeadamente quanto à utilização do chat, acesso a servidores privados ou bloqueio de utilizadores (8),
Notificações
Por fim, poderá configurar todos os aspetos relacionados com as notificações (9), nomeadamente quanto a solicitações de amizade, mensagens privadas, atualizações e relatórios.
Cuidados essenciais a ter em conta
• Para além dos aspetos relacionados com as configurações já descritas, preferencialmente, opte por inabilitar as funcionalidades de chat.
• Se autorizar este recurso, certifique-se que conhece a identidade real de todos os amigos do seu filho.
• Com vista a uma adequada supervisão parental, permita apenas a utilização de jogos em zonas comuns da habitação.
Esclarecimentos adicionais?
Na eventualidade de pretender eventuais esclarecimentos pode consultar o nosso assistente virtual ou utilizar o formulário de contacto disponível aqui.
Veja também
OS PERIGOS PRESENTES NAS PLATAFORMAS DOS JOGOS ONLINE PARA AS CRIANÇAS