Saiba como ajudar os seus filhos na utilização segura do Roblox

Todos os jogos que comportem multijogadores, em ambiente de internet, constituem uma fonte de ameaças para as crianças e jovens.
No sentido de evitar que os seus filhos corram perigos desnecessários importa conhecer e implementar algumas medidas de segurança aquando da configuração destas contas.

O que é o Roblox

Do Fortnite ao Minecraft, todas as crianças têm o seu jogo preferido. Para muitas é o Roblox, uma plataforma digital online, que permite aos utilizadores jogar ou partilhar recursos por si concebidos.
Esta plataforma tem uma grande popularidade, principalmente desde o início da pandemia, com cerca de 150 milhões de utilizadores mensais.
Muitas das interações que as crianças têm no Roblox são com outras crianças, no entanto, este jogo também é frequentado por utilizadores mal-intencionados, nomeadamente adultos.
Assim, importa avaliar potenciais riscos e manter as crianças a salvo dos diversos perigos a que se encontram expostas.

Qual é a idade aconselhável para a utilização do Roblox?

Não existe uma idade propriamente indicada para a utilização desta plataforma. Podem ser criadas duas categorias de contas, respeitantes a menores ou maiores de 13 anos, sendo que as respetivas configurações também são diferentes.
Assim, caberá aos pais avaliar o grau de maturidades dos seus filhos e proceder, de forma adequada, à sua supervisão parental.

Instalação e configuração da conta Roblox

A instalação do Roblox deverá ser efetuada através dos canais oficiais dos respetivos sistemas operativos. Nunca instale aplicações provenientes de fontes desconhecidas.
Logo que tenha a instalação concluída, proceda à respetiva e adequada configuração dos aspetos mais importantes.

Informações da conta

O primeiro passo diz respeito à configuração da conta de correio eletrónico. Para efeito vá a Configurações e Informação da conta (1).

Configuração de E-mail

Posteriormente será necessário validar o endereço de correio eletrónico associado à conta, apenas acessível ao progenitor (2).

Implementação de segurança

Seguidamente implemente a verificação a dois passos (3), o PIN da conta (4) e a ativação de restrição  às configurações (5).

Introdução de PIN

Ao optar por selecionar esta opção relativa a restrições (5) será necessário introduzir o respetivo PIN (4) para efetuar alterações às configurações (6), impedindo assim que a criança o faça sem autorização.

Aspetos de privacidade

Será ainda necessário ter em conta as  Configurações da conta (7), nomeadamente quanto à utilização do chat, acesso a servidores privados ou bloqueio de utilizadores (8),

Notificações

Por fim, poderá configurar todos os aspetos relacionados com as notificações (9), nomeadamente quanto a solicitações de amizade, mensagens privadas, atualizações e relatórios.

Cuidados essenciais a ter em conta

• Para além dos aspetos relacionados com as configurações já descritas, preferencialmente, opte por inabilitar as funcionalidades de chat.
• Se autorizar este recurso, certifique-se que conhece a identidade real de todos os amigos do seu filho.
• Com vista a uma adequada supervisão parental, permita apenas a utilização de jogos em zonas comuns da habitação.

Esclarecimentos adicionais?

Na eventualidade de pretender eventuais esclarecimentos pode consultar o nosso assistente virtual ou utilizar o formulário de contacto disponível aqui.

Veja também

Aliciamento de menores jogos de internet netSegura

OS PERIGOS PRESENTES NAS PLATAFORMAS DOS JOGOS ONLINE PARA AS CRIANÇAS

Subscrever
Notificações de
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Veja todos os comentários

Publicações relacionadas

supervisao_dispositivos_netsegura
Desafios_virais_internet_blackout_challenge_netsegura
mods_minecraft_netSegura