Jogos Sérios para crianças e jovens em contexto de segurança digital

netsegura_interland

Atualmente, as crianças estão mais expostas ao ciberespaço e às ameaças cibernéticas do que qualquer uma das gerações anteriores. Devido à constante evolução das tecnologias digitais, os dispositivos eletrónicos, como telemóveis ou tabletes, são cada vez mais utilizados por crianças e jovens. Embora o avanço tecnológico crie muitas oportunidades para os seus utilizadores, também os expõe a diversas ameaças

Jogos Sérios

Quando temos como referência crianças ou jovens, os Jogos Sérios desempenham um papel importante como ferramenta pedagógica na área da educação, promovendo, entre outros aspetos, o seu adequado desenvolvimento. A aprendizagem baseada em jogos digitais pode incrementar competências importantes, tais como o pensamento estruturado, o planeamento e a resolução de problemas. Embora existam muitas propostas de Jogos Sérios nesta área, a maioria delas concentra-se em aspetos de usabilidade e na organização geral dos processos de aprendizagem.

COVID-Cibersegurança-EUROPOL

A importância dos Jogos Sérios para crianças e jovens em contexto de sensibilização sobre segurança digital e ameaças cibernéticas

Os jovens utilizadores são especialmente vulneráveis, visto que são raramente educados para estas ameaças e sobre como se protegerem contra elas. Uma solução possível para este problema é a utilização de Jogos Sérios como ferramenta educacional para introduzir conceitos relacionados com a segurança cibernética e o bem-estar digital geral, a um nível apropriado para este público jovem.

Jogo Interland – Seja incrível na Internet

O Jogo Interland, disponível on-line, coloca em prática os principais conceitos de segurança e cidadania digital para crianças. Trata-se de um Jogo Sério que promove o bem-estar digital e fomenta a consciência cibernética das crianças em idade escolar.

Subscrever
Notificações de
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Veja todos os comentários

Publicações relacionadas