Dica de segurança netSegura: Saiba como detetar malware em ficheiros

A utilização intensiva de dispositivos eletrónicos, com ligação à internet, leva ao manuseamento constante de ficheiros, alguns dos quais com origem desconhecida. Neste contexto, teremos que assumir uma postura preventiva e não proceder à sua imediata abertura.
Os ataques cibernéticos podem ocorrer através de código malicioso dissimulado, seja através de aplicações (PC, Mac, Android ou iOS), conteúdos multimédia (vídeo ou Mp3) ou simplesmente através de ficheiros Word, Pdf ou Zip,
Se mesmo assim pretender abrir estes ficheiros, para além da utilização de um antivírus, poderá ainda recorrer  a algumas ferramentas disponibilizadas, de forma gratuita, para o efeito.

Algumas das ferramentas que nos podem ajudar

VirusTotal

Kaspersky Threat Intelligence Portal

Hybrid Analysis

MetaDefender Cloud

Estas ferramentas, disponibilizadas por internet, permitem analisar uma grande variedade de ficheiros, como é o caso de documentos Word, PDF, executáveis para Windows ou Mac, bem como aplicações para dispositivos móveis (Android ou iOS).
Existe ainda a possibilidade de serem analisados endereços de internet (URL).

Teste realizado com ficheiro APK

Na presente situação foi analisado um ficheiro APK infetado na plataforma VirusTotal.
Assim, poderá utilizar uma destas ferramentas gratuitas no sentido evitar que o seu diapositivo eletrónico seja infetado com malware.

O que é Malware?

Malware é a abreviação, em inglês, de “software malicioso” (malicious software) e diz respeito a software desenvolvido para infetar dispositivos eletrónicos.
O malware pode infetar estes dispositivos de diversas maneiras, podendo ainda assumir diversas formas, entre elas vírus, worms, cavalos de troia ou spyware.

Esclarecimentos adicionais?

Consulte o assistente virtual ou utilize o formulário de contacto disponível aqui.

Subscrever
Notificações de
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Veja todos os comentários

Publicações relacionadas

internet_segura_netsegua
gestor_passwords_netSegura