Romance Scam: Vergonha e sentimento de culpa inibem a denúncia

O fenómeno criminal “romance scam”, conhecido por fraude no namoro, encontra-se relacionado com a utilização de perfis falsos em ambientes digitais, mormente em redes sociais e plataformas de encontros virtuais, com vista à criação de relações fictícias, na perspetiva de vantagens financeiras indevidas.

O processo fraudulento tem o seu início quando a vítima é contactada virtualmente. O burlão, com base num perfil falso atrativo, ganha a confiança da vítima ao longo de meses, fazendo crer que existe uma verdadeira relação amorosa e de afeto.
A criação das personagens fictícias pode variar, passando por um soldado em situação de guerra ou alguém rico com os bens apreendidos por questões políticas.

O astronauta russo que pretendia regressar à Terra

Romance Scam

Os esquemas fraudulentos promovidos são variados, sendo que no decorrer da última semana surgiu a notícia de uma internauta japonesa burlada, em cerca de €30.000.00.
O burlão, fazendo-se passar por astronauta russo e com promessas de amor eterno, conseguiu convencer a vítima a efetuar a transferência em causa para poder regressar ao planeta Terra.

Um processo progressivo que acaba por envolver as vítimas

Após ganhar a confiança da vítima, os burlões solicitam a efetivação de transferências financeiras com vista à resolução do problema, bem como promover supostos encontros presenciais, que na realidade nunca chegam a verificar-se.
As transferências repetem-se até que a vítima deixe de possuir suporte financeiro para fazer face às remessas financeiras.

Sentimento de vergonha e culpa inibem a denúncia das fraudes

As vítimas são por norma pessoas emocionalmente carenciadas ou de alguma forma vulneráveis, que acabam por encontrar refúgio nas redes sociais. Mesmo após se aperceberem de indícios de um eventual processo fraudulento, continuam a viver o relacionamento imaginário, sem quererem encarar a realidade e a sua vitimização.

Para além das perdas financeiras associadas às fraudes, as vítimas sentem que perderam um verdadeiro amor.
Verifica-se um elevado número de reincidências, já que os burlões, convencendo as vítimas que se apaixonaram verdadeiramente, acabam por convencer as mesmas a efetuar novas transferências.
Sentimentos de vergonha e culpa acompanham muitas das vezes as vítimas deste tipo de crime, levando a que as fraudes não sejam relatadas a familiares ou autoridades policiais.

Subscrever
Notificações de
guest

0 Comentários
Feedbacks em linha
Veja todos os comentários

Publicações relacionadas

netsegura_spoofing
etsegura_ceo_fraud
netsegura_ransmoware_pagar_ou_nao