Desafio viral do TikTok leva à morte de criança de 10 anos

Desafios_virais_internet_blackout_challenge_netsegura

Nos últimos anos têm surgido diversos desafios virais, difundidos através das redes sociais. Os jovens são incentivados à prática de comportamentos de alto risco, alguns dos quais podem conduzir à sua morte.
Foi o que aconteceu nos últimos dias, em Itália, quando uma criança de 10 anos, ao recriar o desafio viral conhecido por Blackout Challenge, difundido através do TikTok, acabou por falecer, na sequência de um  ataque cardíaco.
Este acontecimento levou as autoridade a proibir temporariamente esta aplicação em Itália.

Desafios_virais_internet_blackout_challenge_asfixia_netsegura

Desafio do Blackout Challenge

O desafio do Blackout Challenge, ou desafio do “apagão”, difundido através do TikTok, encontra-se relacionado com a privação do ar, durante o máximo tempo possível, de forma a obter uma sensação de desmaio.
Encontram-se relatadas diversas formas de atuação, que possam pela sustentação da respiração ou pela utilização de um objeto (corda, lenço ou cinto) com vista à provocação de auto-asfixia.

Outros desafios virais difundidos através das redes sociais

São inúmeros os desafios virais que proliferam pela internet, a maioria em redes sociais, sendo que alguns, pela sua natureza, podem colocar em perigo quem os pratica.

noz-moscada-desafio-netsegura

Nutmeg Challenge

Este desafio viral consiste em misturar três ou quatro colheres de noz-moscada em água, levando, segundo o relatado por alguns aderentes, a estados de taquicardia, vómitos, agitação e alucinações. Existem ainda diversos relatos de sobredosagem, que pode levar à morte.

Desafios virais por internet Condom Snorting Challenge netSegura

Condom Snorting Challenge

Este desafio passa pela introdução de um preservativo pelo nariz, de forma a sair pela boca. Trata-se de um desafio que comporta diversos riscos, nomeadamente de infeções e reações alérgicas.

Desafios virais por internet The Deodorant Challenge netSegura

The Deodorant Challenge

Trata-se de um desafio relativo à colocação continua de desodorizante sobre a pele. Esta prática pode levar a graves lesões cutâneas.

The Fire Challenge

Este desafio é dos mais perigos e consiste no derrame de líquidos inflamáveis no corpo, com vista à sua posterior ignição, provocando graves lesões ou mesmo a morte.

Desafios virais por internet Momo Challenge netSegura

Momo Challenge

Este fenómeno é dos mais conhecidos e é caracterizado pela troca de conteúdos entre os aderentes, relacionados com formas de sofrimento e lesões autoinfligidas, podendo inclusive levar à morte por suicídio.

Desafios virais por internet Choking Game netSegura

Choking Game

O desafio consiste em formas de estrangulamento, com o intuito de provocar efeitos da privação do oxigénio no cérebro. Esta prática pode levar à existência de graves lesões ou em casos extremos, à morte.

Desafios virais por internet

Slender man

Na mesma linha do desafio Momo, leva os jovens à prática de atos perigosos para a saúde mental e física. Existem relatos de graves lesões provocadas entre jovens, para encarnarem tal personagem.

Desafios virais por internet Neknomination netSegura

Neknomination

Desafio que consiste numa rápida ingestão de uma grande quantidade de álcool de forma a provocar um estado imediato de embriaguez.

Desafios virais por internet Shell On Challenge netSegura

Shell On Challenge

Este desafio passa pelo consumo de alimentos ainda na própria embalagem, o que pode levar a graves lesões corporais.

Desafios virais por internet Skull Breaker Challenge netSegura

Skull Breaker Challenge

Trata-se dum desafio que leva a quedas violetas, na maior parte das vezes de costas, podendo provocar graves lesões.

Tide Pod Challenge.

Desafio que leva à ingestão de detergente, o que poderá provocar lesões irreversíveis.

Desafios virais por internet Blue whale Challenge

Blue whale Challenge.

Trata-se de um fenómeno dos mais conhecidos, onde é solicitado aos jovens, durante 50 dias, uma sequência de ações prejudiciais à sua saúde, sendo a última tarefa o suicídio.

Como prevenir o fenómeno?

Desafios virais por internet apoio pais netSegura

  • Uma grande parte dos jovens aderem a estes desafios por mera brincadeira, incentivados ou motivados por amigos, sem pensarem nas suas consequências.
  • Existem ainda outros casos em que a influência exercida pode levar a atos extremos, inclusive ao suicídio.
  • Assim, o primeiro passo a ter em conta passa pela consciencialização do fenómeno, com vista a evitar qualquer comportamento de risco.
  • Quando estão em causa crianças com falta de maturidade, nomeadamente em razão da idade, deverá ser vedada a utilização autónoma da internet, isto é, sem supervisão parental.
  • Por último, o aconselhamento e acompanhamento dos pais junto dos seus filhos têm um papel fulcral em todo o processo de prevenção.

Na eventualidade de se concretizar a influência ou intervenção de terceiros, podem verificar-se alguns crimes

  • Ofensa à integridade física simples, previsto na art.º 143.º do Código Penal.
  • Ofensa à integridade física grave, previsto na art.º 144.º do Código Penal.
  • Incitamento ou ajuda ao suicídio, previsto no art.º 135.º do Código Penal.

Esclarecimentos adicionais?

Na eventualidade de pretender eventuais esclarecimentos pode consultar o nosso assistente virtual ou utilizar o formulário de contacto disponível aqui.

Subscrever
Notificações de
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Veja todos os comentários

Publicações relacionadas

mods_minecraft_netSegura
fortnite_dupla_verificação_netsegura
roblox_netsegura