Créditos inexistentes da EDP levam à ativação fraudulenta do MBWAY

Fraudes relacionadas EDP MBWay netSegura

Apesar dos inúmeros alertas de utilização fraudulenta do serviço MBWAY, tem-se verificado um incremento dos crimes relacionados com o fenómeno.
Nesse contexto, as burlas verificadas através de chamadas telefónicas junto de empresas e estabelecimentos comerciais, relacionadas com supostos créditos provenientes de acertos de consumo energético, continuam a verificar-se em grande número.
Os autores desta burla fazem-se passar por colaboradores da EDP e contactam os clientes desta empresa de fornecimento energético, com vista à suposta regularização desses créditos.
No decorrer do contacto telefónico, através de técnicas de engenharia social, recolhem todos os elementos necessários à ativação fraudulenta do serviço MBWAY, sem necessidade da vítima se deslocar a qualquer caixa ATM.

Neste contexto, a EDP Comercial emitiu um alerta onde esclarece as dúvidas dos consumidores, bem como os procedimentos que os mesmos devem ter em conta nestas situações

Alerta emitido pela EDP Comercial

Tentativas de fraude telefónica – Reembolso de valores ao cliente

O que aconteceu e qual o objetivo?
Chamada telefónica a solicitar informação sobre dados bancários – IBAN e número de cartão de crédito – para suposto reembolso de valores ao cliente.

Como poderia ter percebido que estava perante uma fraude?
A EDP nunca contacta proativamente o cliente para recolher informações de dados bancários. Adicionalmente a EDP apenas necessita do número do IBAN para pagamentos através de débito direto, nunca solicitando o número de cartão de crédito nem respetiva data de validade do mesmo.

O que fazer caso suspeite ter sido alvo de tentativa de fraude?
Caso suspeite ter sido alvo de tentativa de fraude contacte-nos através do 808 53 53 53 ou dirija-se a uma das nossas lojas.


Assim, na eventualidade de receber alguma chamada telefónica com as caraterísticas em apreço, não forneça nenhuma informação pessoal ou bancária. Retenha o número de telefone através do qual foi contactado e apresente queixa junto das autoridades.

Crimes associados a este modo de atuação fraudulenta? 

    • Burla informática e nas comunicações – Art.º 221.º do Código Penal;
    • Branqueamento – Art.º 368.º – A do Código Penal.
    • Falsidade informática, crime previsto no art.º 4º da Lei nº 109/91, de 17/8 (Lei do Cibercrime).

Esclarecimentos adicionais?

Na eventualidade de pretender eventuais esclarecimentos pode consultar o nosso assistente virtual ou utilizar o formulário de contacto disponível aqui.

Veja também

Fraude com o serviço MBWAY

fraude_mbway netSegura
Subscrever
Notificações de
guest

0 Comentários
Feedbacks em linha
Veja todos os comentários