SpiKey. Hackers podem clonar chaves com recurso a um smartphone

netsegura_abrir_porta_hacking_chave_KeiSpy

Cada vez que se abre uma porta, a chave, ao entrar na ranhura da fechadura, emite um som característico e único, que pode ser decifrado através da sua análise.Ficção ou realidade?
Os avanços tecnológicos não param de nos surpreender e tudo pode acontecer em termos teóricos.

O que é o “SpiKey”

Pesquisadores da Universidade Nacional de Singapura, no âmbito da conferência HotMobile 2020, que decorreu em Austin no EUA, em março deste ano, apresentaram um artigo, com a designação de “Listen to Your Key: Towards Acoustics-based Physical Key Inference” onde descrevem precisamente esse processo, implementado, aparentemente, com grande probabilidade de êxito.
De forma detalhada é exemplificado como, com recurso apenas ao microfone de um smartphone e software adequado, um hacker pode conseguir clonar uma chave.
Além do mais, se este conseguir instalar malware nos seus dispositivos, como é o caso do smartphone ou smartwatch, nem sequer precisaria de se aproximar do local do ataque.

O Processo de reprodução

O principal fator que se encontra na base do possível ataque, apelidado de SpiKey, é o som emitido pelos pinos de bloqueio da fechadura, à medida que se movem sobre as cristas da própria chave.

SpiKey_hacking_chaves_recolha_netSegura

O Processo de reprodução

Através da análise dessa gravação, é possível apurar o tempo existente entre os cliques audíveis, no sentido de determinar a distância entre as saliências existentes ao longo da chave. Essa informação, pode então ser utilizada para calcular e produzir uma série de chaves prováveis.

SpiKey_hacking_chaves_gravação_netSegura_

Realidade ou ficção ?

Teoricamente existem alguns obstáculos à implementação do SpiKey.
O invasor terá que conhecer o tipo de fechadura, necessitando por isso de a examinar.
A velocidade de inserção de chave pode variar, inferindo assim na correta apreciação da distância existente entre as cristas, sendo por isso necessário reproduzir o processo diversas vezes.
Certamente que em termos práticos dificilmente este processo poderá ser aplicado. De qualquer forma, talvez um pouco de barulho ao abrir e ao fechar a porta possa evitar que se verifique.

Esclarecimentos adicionais?

Na eventualidade de pretender eventuais esclarecimentos pode consultar o nosso assistente virtual ou utilizar o formulário de contacto disponível aqui.

Subscrever
Notificações de
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Veja todos os comentários