Alerta do Gabinete Cibercrime da PGR: Phishing visa Cartões de crédito

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O Gabinete de Cibercrime da Procuradoria-Geral da República emitiu um alerta relativo a diversas situações relacionadas com phishing que visam a recolha dos dados de cartões de crédito.
Segundo o esclarecido, “foi detetada uma nova campanha de “phishing” que, utilizando as imagens da Autoridade Tributária, da EDP e dos CTT, permite aos seus autores obter ilegitimamente dados dos cartões de crédito das vítimas”.

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Esta entidade esclareceu ainda que através deste “tipo de processo criminoso, os seus autores pretendem induzir as vítimas a facultar-lhes dados dos seus cartões de crédito, com o argumento enganoso de que vão ser-lhes reembolsadas quantias.
Para este efeito, utilizam abusivamente imagens corporativas de diversas entidades. Nos casos das campanhas presentemente em execução, têm sido manipuladas as imagens de entidades públicas portuguesas, ou prestadoras de serviços públicos, designadamente a AT – Autoridade Tributária, os CTT – Correios e a EDP – Energias de Portugal.
Em menor número, têm também sido abusivamente utilizadas as designações e marcas de outras entidades.”

Foram ainda divulgados diversos métodos utilizados pelos criminosos, que poderá consultar, em pormenor, neste endereço.

O que é o phishing?

Trata-se de um esquema fraudulento em que os utilizadores são levados a fornecerem a terceiros, de forma inadvertida, dados sensíveis (credenciais de acesso a serviços de homebanking ou caixa de correio eletrónico, elementos de segurança de cartões bancários, bem como outra informação pessoal).
Geralmente, este esquema envolve a remessa de mensagens de spam, rececionadas através de correio eletrónico, aparentemente de fonte fidedigna, nomeadamente de uma entidade bancária ou prestadores de serviços.
Os utilizadores são então encaminhados, através de links, para páginas falsas, que aparentam ser de fonte fidedigna.
Nessa altura, a vítima acaba por introduz as informações, julgando estar na página verdadeira da entidade que supostamente teria remetido a mensagem em causa.

Como deve proceder em tentativas de phishing

  • Se receber estas mensagens, proceda de imediato à sua eliminação.
  • Não forneça qualquer informação pessoal, já que a mesma pode ser utilizada para a prática de diversos crimes.
  • As ligações exibidas podem infetar o seu dispositivo com software malicioso.

Medidas urgentes a tomar em caso de fraude com cartões bancários

  • Tenha sempre consigo o número do seu cartão bancário e o contacto da entidade bancária emissora com vista ao imediato cancelamento em caso de fraude, furto, roubo ou extravio.
  • O Banco de Portugal disponibilizada todos contactos das entidades emissoras dos cartões.
  • Contacte ainda as entidades intervenientes nos pagamentos, para a cativação ou reversão das transações fraudulentas.
  • Apresente de imediato queixa junto das autoridades policiais ou judiciárias, com vista à eficiente e imediata recolha de elementos de prova.

Esclarecimentos adicionais?

Consulte o assistente virtual ou utilize o formulário de contacto disponível aqui.

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Zaro

Artigo muito esclarecedor. É lamentável que não exista uma maior divulgação destes temas junto do cidadão comum. Poderia ser evitada a consumação de vários crimes.

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