Fraude com falsos créditos e investimentos alto rendimento pela internet

fraude_emprestimos_desconfiar

Os esquemas fraudulentos relacionados com investimentos e falsos empréstimos por internet, normalmente, são publicitados em diversas plataformas, principalmente em redes sociais. Podem, igualmente, ser difundidos através de spam (e-mails) ou WhatsApp.
Estes indivíduos fazem-se passar por empresas desconhecidas ou mesmo por representantes de multinacionais.
Existem ainda situações onde são criadas páginas de internet institucionais falsas, com publicidade associada em diversos portais, tendentes à sua credibilidade.
Toda a documentação envolvida é falsa e a troca de correspondência é efetuada através de correio eletrónico. O texto utilizado é traduzido para português de forma incorreta, através de corretores automáticos.
Podem igualmente verificar-se contactos telefónicos, a maior parte das vezes através de números estrangeiros, inclusivamente pelo serviço WhatsApp.

Desconfie das inúmeras facilidades oferecidas

As facilidades concedidas acabam por atrair muitos interessados.
• Prometem a concessão de empréstimos e financiamentos de elevados montantes.
• As taxas de juros oferecidas são reduzidas nos empréstimos e muito elevadas nos investimentos propostos.
• Não são solicitadas quaisquer garantias.
• A análise dos fatores de risco é ignorada.
• Verifica-se uma rápida aprovação do processo de empréstimo.

Fraude relacionada com os custos adiantados sobre o empréstimo

Nestas situações a fraude encontra-se relacionada com os custos associados à concessão do financiamento, que nunca chega a efetivar-se.
Numa primeira fase solicita-se documentação, verificando-se de imediato a aprovação do empréstimo.
Para a transferência final das verbas é então solicitada uma determinada importância, correspondente a taxas administrativas de adesão e seguros associados.
Após o pagamento  dessa importância inicial, são solicitadas de imediato outras verbas, sendo indicados diversos motivos.
Com o propósito de ver o crédito, definitivamente, concedido e com a esperança de não perder o capital já investido, são efetuados novos pagamentos com o intuito de desbloquear o suposto financiamento.

Fraude respeitante a investimentos de alto rendimento

A fraude relacionada com investimentos de alto rendimento também acaba por atrair um elevado número de interessados. A maior parte destes esquemas fraudulentos levam a avultados depósitos, sem qualquer retorno posterior.
De realçar ainda a existência de esquemas fraudulentos em pirâmide, em que se verifica o colapso da estrutura logo que não existam novos investidores.

Transferências bancárias nacionais ou internacionais

No sentido de dar credibilidade ao processo e confiança aos subscritores, são envolvidas contas bancárias nacionais.
Sucede porém, que estas contas bancárias também pertencem a vítimas do mesmo processo fraudulento e que acabam por ser envolvidas, involuntariamente, como intermediárias (money mules).
Estes valores depositados em contas nacionais são depois canalizados para o estrangeiro, nomeadamente, através de Western Union ou  mesmo transferências internacionais.

Nunca forneça documentos de identificação por internet

No decorrer do processo de adesão é, frequentemente, solicitada informação pessoal, mormente cópia do cartão de cidadão, que acaba por ser remetida por correio eletrónico.
O que vai acontecer com esta documentação? A maior parte das vezes é utilizada para diversos fins fraudulentos, nomeadamente para dar início a novas ofertas de financiamento, através de usurpação de identidade.
Assim, para além de serem vítimas de uma burla, esses intervenientes, acabam por ser envolvidos, posteriormente, como suspeitos da prática de ilícitos criminais.

Nunca faculte os elementos de segurança do seu cartão bancário

O eventual pagamento de taxas ou seguros iniciais também pode ser solicitado através de cobrança direta em cartões bancários.
Para não levantar suspeitas são solicitadas pequenas quantias, no entanto, posteriormente, verifica-se a utilização fraudulenta desses mesmos cartões em elevados montantes.

Faça uma pesquisa na internet relacionada com os nomes das pessoas e empresas envolvidas

Os esquemas fraudulentos relacionados com empréstimos ou investimentos de elevado rendimento são levados a cabo de forma reiterada. Assim, é muito provável que detete antecedentes e suspeitas já referenciadas na internet.

Crimes normalmente associados a esta atuação fraudulenta

  • Falsidade informática, crime previsto no art.º 4º da Lei nº 109/91, de 17/8 (Lei do Cibercrime).
  • Burla simples, cometido com recurso a meios informáticos, crime previsto no art.º 217.º do Código Penal.
  • Burla qualificada, cometido com recurso a meios informáticos, crime previsto no art.º 218.º do Código Penal.
  • Burla informática e nas comunicações, crime previsto no art.º 221.º do Código Penal.
  • Falsificação de documentos, crime previsto no art. 256º do Código Penal.
  • O crime de branqueamento, previsto  art. 368.º-A do Código Penal.

Esclarecimentos adicionais?

Na eventualidade de pretender eventuais esclarecimentos pode consultar o nosso assistente virtual ou utilizar o formulário de contacto disponível aqui.

Subscrever
Notificações de
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Veja todos os comentários