Extorsão: Esquema fraudulento através de e-mail visa páginas de internet

hacked_wordpress_extorsão

Todos os dias surgem novos esquemas fraudulentos relacionados com fenómenos de extorsão por internet. Por norma, estes conteúdos são remetidos, de forma indiscriminada, através de ‘spam’, tendo como destinatárias milhares de caixas de correio eletrónico.
A netSegura já tinha alertado para a existência deste fenómeno anteriormente, respeitante a credenciais de acesso a caixas de correio eletrónico, supostamente comprometidas, sendo solicitado um valor, em bitcoins, para a não divulgação de conteúdos sensíveis.

Como se processa o novo esquema fraudulento detetado?

extorsão_páginas_internet_bitcoins_netsegura

As mensagens em causa tentam convencer as vítimas que a sua página de internet foi acedida de forma ilegítima, tendo sido extraída a respetiva base de dados.
Por outro lado, derivado a vulnerabilidades detetadas, também é possível aceder a esta página. Deste modo, em qualquer altura, pode ser alvo de diversas formas de sabotagem e os seus dados, nomeadamente relativos a clientes e fornecedores, podem ser divulgados ou comprometidos. A única forma de evitar ou travar este processo passa por efetuar um pagamento, de uma determinada importância, em bitcoins.
Por norma, não se verifica o acesso ilegítimo às páginas de internet ou base de dados, bem como também não se trata de qualquer ação isolada ou dirigida a determinada pessoa.
Na maior parte das vezes estas mensagens são simplesmente ignoradas e imediatamente apagadas, no entanto, junto de alguns utilizadores persiste o receio que a página de possa sofrer um ataque informático.
Os elementos utilizados para efetivação destas tentativas de extorsão, nomeadamente listagens de endereços de correio eletrónico, são conseguidas em ataques a bases de dados armazenadas em diversas entidades;
Pode igualmente existir a intervenção de aplicações de “fake mailer” (permitem a configuração manual da caixa de correio eletrónico remetente) com vista a dar credibilidade ao esquema fraudulento, já que é dissimulado o endereço  da vítima.

O que fazer para se prevenir?

  • Não responda a estas mensagens de correio eletrónico;
  • Denuncie o conteúdo como spam;
  • Não efetue quaisquer pagamentos.

Identificar o histórico de fraudes relacionadas com uma carteira virtual de bitcoins

Se recebeu a indicação para crédito de uma carteira virtual, poderá consultar, através do portal https://www.bitcoinabuse.com/, os esquemas fraudulentos relacionados com a mesma.

Crimes associados a esta atuação fraudulenta

  • Extorsão, previsto no art.º 223.º do Código Penal;
  • Burla informática e nas comunicações, crime previsto no art.º 221.º do Código Penal.

Esclarecimentos adicionais?

Na eventualidade de pretender eventuais esclarecimentos pode consultar o nosso assistente virtual ou utilizar o formulário de contacto disponível aqui.

Subscrever
Notificações de
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Veja todos os comentários