Um dos grandes perigos atuais da internet passa pela divulgação de conteúdos perigosos para as crianças e jovens.
Nessa linha, têm surgido diversos desafios virais, que incentivam os jovens à prática de comportamentos de alto risco. Estes conteúdos são partilhados, em grande parte, em direto, nas redes socais.
Desafios virais que comportam um elevado risco.

Condom Snorting Challenge
Este desafio passa pela introdução de um preservativo pelo nariz, de forma a sair pela boca. Trata-se de um desafio que comporta diversos riscos, nomeadamente de infeções e reações alérgicas.

The Deodorant Challenge
Trata-se de um desafio relativo à colocação continua de desodorizante sobre a pele. Esta prática pode levar a graves lesões cutâneas.

The Fire Challenge
Este desafio é dos mais perigos e consiste no derrame de líquidos inflamáveis no corpo, com vista à sua posterior ignição, provocando graves lesões ou mesmo a morte.

Momo Challenge
Este fenómeno é dos mais conhecidos e é caracterizado pela troca de conteúdos entre os aderentes, relacionados com formas de sofrimento e lesões autoinfligidas, podendo inclusive levar à morte por suicídio.

Choking Game
O desafio consiste em formas de estrangulamento, com o intuito de provocar efeitos da privação do oxigénio no cérebro. Esta prática pode levar à existência de graves lesões ou em casos extremos, à morte.

Slender man
Na mesma linha do desafio Momo, leva os jovens à prática de atos perigosos para a saúde mental e física. Existem relatos de graves lesões provocadas entre jovens, para encarnarem tal personagem.

Neknomination
Desafio que consiste numa rápida ingestão de uma grande quantidade de álcool de forma a provocar um estado imediato de embriaguez.

Shell On Challenge
Este desafio passa pelo consumo de alimentos ainda na própria embalagem, o que pode levar a graves lesões corporais.

Skull Breaker Challenge
Trata-se dum desafio que leva a quedas violetas, na maior parte das vezes de costas, podendo provocar graves lesões.

Tide Pod Challenge.
Desafio que leva à ingestão de detergente, o que poderá provocar lesões irreversíveis.

Blue whale Challenge.
Trata-se de um fenómeno dos mais conhecidos, onde é solicitado aos jovens, durante 50 dias, uma sequência de ações prejudiciais à sua saúde, sendo a última tarefa o suicídio.
Como prevenir o fenómeno?

- Uma grande parte dos jovens aderem a estes desafios por mera brincadeira, incentivados ou motivados por amigos, sem pensarem nas suas consequências.
- Existem ainda outros casos em que a influência exercida pode levar a atos extremos, inclusive ao suicídio.
- Assim, o primeiro passo a ter em conta passa pela consciencialização do fenómeno, com vista a evitar qualquer comportamento de risco.
- Quando estão em causa crianças com falta de maturidade, nomeadamente em razão da idade, deverá ser vedada a utilização autónoma da internet, isto é, sem supervisão parental.
- Por último, o aconselhamento e acompanhamento dos pais junto dos seus filhos têm um papel fulcral em todo o processo de prevenção.
Existe responsabilidade criminal? Na eventualidade de se concretizar a influência ou intervenção de terceiros, dependendo dos respetivos contornos, podem verificar-se alguns crimes.
- Ofensa à integridade física simples, previsto na art.º 143.º do Código Penal.
- Ofensa à integridade física grave, previsto na art.º 144.º do Código Penal.
- Incitamento ou ajuda ao suicídio, previsto no art.º 135.º do Código Penal.
Esclarecimentos adicionais?
Na eventualidade de pretender eventuais esclarecimentos pode consultar o nosso assistente virtual ou utilizar o formulário de contacto disponível aqui.