Diariamente recebemos na nossa caixa de correio eletrónico uma multiplicidade de mensagens provenientes de diversas entidades.
As normas de segurança dizem-nos que devemos sempre certificar-nos da sua origem, no sentido de não sermos vitimas de ações criminosas, nomeadamente de phishing.
Neste contexto, nos últimos dias, surgiu mais uma campanha de mensagens de correio eletrónico fraudulentas, em nome da Vodafone, através das quais os cibercriminosos tentam infetar os dispositivos dos utilizadores.
Exemplar de mensagem de correio eletrónica fraudulenta
A mensagem de correio eletrónico em causa, em nome da Vodafone, tentam convencer os utilizadores que possuem faturas em atraso de elevados valores.
Ao tentar aceder a esses documentos, a vítima acaba por seguir um link malicioso que pretende infetar os seus dispositivos eletrónicos com malware.
Ficheiro Zip com malware
O ficheiro descarregado não possui nenhuma fatura em atraso, mas sim um ficheiro VBS, com código malicioso.
Como deve proceder
- Se receber estas mensagens, proceda de imediato à sua eliminação.
- Não forneça qualquer informação pessoal a desconhecidos, já que a mesma pode ser utilizada para a prática de diversos crimes.
- Não preencha qualquer formulários de internet com informação sigilosa.
Esclarecimentos adicionais?
Na eventualidade de pretender eventuais esclarecimentos pode consultar o nosso assistente virtual ou utilizar o formulário de contacto disponível aqui.
Veja também