Alerta de extorsão: E-mail SPAM solicita pagamento em moeda virtual

email_spam_bitcoins_netsegura

Verifica-se atualmente um grande número de situações respeitantes a mensagens de spam perigosas. Segundo as informações recolhidas, a sua finalidade encontra-se relacionada com a promoção  dos crimes de extorsão e burla informática.
Estas mensagens, recebidas por correio eletrónico, fazem crer aos utilizadores que os seus dispositivos eletrónicos foram acedidos e , desse modo, coletada informação pessoal.
Os criminosos tentam ainda convencer a vítima a efetuar um pagamento em moeda virtual (Bitcoins), no sentido de não se proceder à divulgação desses supostos conteúdos.

mensagem_extorsão_mail_spam_netSegura

mensagem_spam_extorsão_netSegura

Modo de atuação

Uma vez que é necessário introduzir alguma credibilidade ao processo fraudulento, é indicada uma palavra-chave, realmente utilizada pela vítima.
Em grande parte das mensagens spam foi indicada a carteira de bitcoins com a chave 15PUS1ADxaSoX4dRWxh2vxdybmBNHwmbNc.

O que acontece na realidade?

Acima de tudo importa referir que este modo de atuação não é dirigida a um determinado utilizador.
Deste moto, tratam-se de ataques spam, em larga escala, respeitantes a um esquema já conhecido.  Aproveita listagens de utilizadores comprometidas em sistemas informáticos de empresas onde a vítimas se encontram registadas.
Este processo verifica-se de forma automatizada, com recurso a listagens que combinam o nome do utilizador e respetiva password.

Como se proteger?

  • Em primeiro lugar, verifique se a sua password já foi alguma vez comprometida. Para o efeito, utilize a página https://haveibeenpwned.com;
  • Opte ainda por alterar as credenciais nas diversas plataformas onde já foram utilizadas;
  • Mesmo assim, passe um anti-malware nos seus dispositivos;
  • Mesmo que possua alguma receio, não efetue qualquer pagamento;
  • De maneira idêntica, verifique ainda os antecedentes da  carteira de bitcoins indicada. Nesse sentido, nave até ao link https://www.bitcoinabuse.com;
  • Finalmente, apague estas mensagens e referencie as mesmas, como spam, junto do prestador de serviço.

O que é SPAM?

SPAM diz respeito à sigla de Sending and Posting Advertisement in Mass, alusiva à remessa ou publicação, em massa, de conteúdos não solicitados.
Tratam-se de mensagens, geralmente de correio eletrónico, que promovem publicidade, marketing agressivo ou promotoras de diversas atividades delituosas, nomeadamente phishing. Estas mensagens podem ainda ser transmitidas através de sms ou redes sociais.

Crimes geralmente associados a este modo de atuação?

  • Burla informática e nas comunicações – Art.º 221.º do Código Penal.
  • Extorsão, previsto no art.º 223.º do Código Penal.

Esclarecimentos adicionais?

Na eventualidade de pretender eventuais esclarecimentos pode consultar o nosso assistente virtual ou utilizar o formulário de contacto disponível aqui.

Subscrever
Notificações de
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Veja todos os comentários

Publicações relacionadas

portal_finanças_alertas
App_Malware_Barcode_Scanner_Trojan_Adware_netSegura
páginas_falsas_vendem_na_internet_netsegura