Milhões de mensagens spam relacionadas com Sextortion geram fortunas

scam_sextortion_mensagens

Milhões de mensagens de spam relacionadas com o fenómeno criminal “Sextortion” geraram, segundo pesquisadores da Sophos, entre 1 setembro de 2019 e 31 de janeiro de 2020, cerca de USD 500.000 de proveitos.

Como se processa este esquema fraudulento?

As mensagens em causa tentam convencer a vítima que o seu computador foi acedido remotamente, tendo sido capturados conteúdos pornográficos ou inapropriados, de cariz sexual.
Verifica-se então uma chantagem no sentido destes conteúdos não serem divulgados junto de familiares, sendo solicitado um pagamento em bitcoins.
Na maior parte das vezes estas mensagens são simplesmente ignoradas e imediatamente apagadas, no entanto, junto de alguns utilizadores persiste o medo de palavras-chave comprometidas ou mesmo o receio real de conteúdos pessoais comprometidos.

O que fazer para se prevenir?

  • Não responda a estas mensagens de correio eletrónico;
  • Denuncie o conteúdo como spam;
  • Não efetue qualquer pagamento;
  • Por norma as credenciais são conseguidas junto de terceiros, nomeadamente base de dados comprometidas. Deverá assim alterar a sua palavra-chave de forma imediata.

Crimes associados a esta atuação fraudulenta

  • Extorsão, previsto no art.º 223.º do Código Penal;
  • Burla informática e nas comunicações, crime previsto no art.º 221.º do Código Penal.

Esclarecimentos adicionais?

Na eventualidade de pretender eventuais esclarecimentos pode consultar o nosso assistente virtual ou utilizar o formulário de contacto disponível aqui.

Subscrever
Notificações de
guest

0 Comentários
Feedbacks em linha
Veja todos os comentários