Depois do Millennium BCP, verifa-se agora uma nova campanha de phishing, tendo como alvo clientes do Novo Banco.
Segundo o relato de alguns utilizadores, têm recebido mensagens fraudulentas (SMS e E-mail), no sentido de acederem a um link de forma a evitarem o cancelamento do serviço de ‘homebanking’.
Alerta emitido pelo Novo Banco
Segundo o Novo Banco tem-se verificado diversas tentativas de phishing, através de E-mail ou SMS, no sentido de convencer os clientes a acederam a um link malicioso, através do qual deverão inserir as suas credenciais de acesso ao serviço ‘homebanking’, de forma a não verem o seu serviço cancelado.
Informação solicitada em SMS
Se aceder ao link malicioso a vítima é lavada a preencher diversa informação, possibilitando assim a existência de transações financeiras através da sua conta bancária.
Exemplo do e-mail fraudulento
Informação solicitada em e-mail
Como deve proceder
- Se receber estas mensagens, proceda de imediato à sua eliminação.
- Não forneça qualquer informação pessoal a desconhecidos, já que a mesma pode ser utilizada para a prática de diversos crimes.
- Não preencha qualquer formulários de internet com informação sigilosa.
Crimes associados a esta atividade delituosa
- Burla informática e nas comunicações, crime previsto no art.º 221.º do Código Penal.
- Falsidade informática, previsto no art.º 4º da Lei nº 109/91, de 17/8 (Lei do Cibercrime).
- Acesso ilegítimo, previsto no art.º 7º, n.º 1 e 2 da Lei nº 109/91, de 17/8 (Lei do Cibercrime).
Esclarecimentos adicionais?
Na eventualidade de pretender eventuais esclarecimentos pode consultar o nosso assistente virtual ou utilizar o formulário de contacto disponível aqui.
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